Recomendação de Leitura IX

A partir das reflexões que surgiram durante nossa mesa de encerramento, a recomendação de leitura desta semana consiste em dois artigos publicados pela Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, no dossiê “Pulsões de Vida, Pulsões de Morte + Estudos Schopenhauerianos”.

quartas de leitura, com um livro atrás

A partir das reflexões que surgiram durante nossa mesa de encerramento, a recomendação de leitura desta semana consiste em dois artigos publicados pela Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, no dossiê “Pulsões de Vida, Pulsões de Morte + Estudos Schopenhauerianos”, de 2020.

O dossiê completo está disponível neste link (link externo). 

O primeiro deles é o artigo “Devir e destruição: pensando a relação indivíduo-cultura a partir de Freud e Spielrein”, de Carlos Eduardo de Moura. Nele, o autor demonstra como é possível, a partir das perspectivas de Freud e de Spielrein, compreender a morte, a destruição, o aniquilamento como possibilidade de devir e transformação.

O segundo deles é o artigo “Metchnikoff e o instinto de morte”, de Georgina Faneco Maniakas. Nele, a autora analisa as semelhanças entre a proposição de Metchnikoff, em 1903, de um instinto de morte e o conceito de pulsão de morte, introduzido na obra freudiana em 1920.

Esperamos que eles auxiliem em seus estudos!

Não esqueçam de nos acompanhar pelas redes sociais para não perder nenhuma de nossas atualizações!