Mais Sobre a Psicanálise
A recomendação de leitura dessa semana é o artigo “Pesquisa em psicanálise: algumas reflexões”, de Renato Mezan. Ele foi publicado em 2006 no periódico Jornal de Psicanálise.
Nossa recomendação de leitura desta semana é o artigo “A constituição do símbolo e o processo analítico para Winnicott”, de Leopoldo Fulgencio. Ele foi publicado em 2011, no periódico Paidéia.
Nesta semana, trazemos o artigo “A violência nas relações interpessoais: análise do discurso de ódio”, de Joyce K. Ribeiro de Andrade e Georgina C. O. Faneco Maniakas. Ele foi publicado em 2018, nos anais do V Colóquio Internacional de Análise de Discurso.
Apresentaremos, nesta semana, o artigo “Micropolítica do desejo: a clínica do sujeito na instituição de saúde mental”, de Doris Luz Rinaldi. Ele foi publicado em 2015, no periódico Ciência & Saúde Coletiva.
Estreamos hoje um quadro novo! Nele, apresentaremos alguns autores e suas contribuições para o pensamento psicanalítico. Nesta semana, conversaremos um pouco sobre Freud, Ferenczi e Jung.
Nossa indicação de leitura desta semana é o artigo “O delicado manejo da transferência em paciente de difícil acesso”, de Eduardo Name Risk e Manoel Antônio dos Santos. Ele foi publicado em 2015, no periódico Psicologia: Ciência e Profissão.
Nesta semana, nossa recomendação de leitura é o artigo “Cuidado a crianças e suas famílias e queixas de agressividade: um estudo de caso clínico”, de Vania Bustamante. Ele foi publicado em 2020, no periódico Psicologia Clínica.
Nossa recomendação de leitura desta semana é o artigo: “Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais”, de Taís Bleicher e Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira. Ele foi publicado em 2016, no periódico Psicologia Escolar e Educacional.
Nesta segunda edição do quadro Teóricos da Psicanálise, falaremos sobre Melanie Kein, Donald W. Winnicott e Wilfred Ruprecht Bion. Confira aqui!
A recomendação que trazemos essa semana é o ensaio: “A realidade da perda: considerações sobre o luto e o exame de realidade”, de Leonardo Câmara e Regina Herzog. Ele foi publicado em 2018 na revista Psicologia Clínica.
A Aterapia, nosso patrocinador e contribuinte, compartilhou um de seus textos conosco. Abordando os temas adolescência, o contemporâneo e a psicanálise, confira o texto "A adolescência atual: uma travessia em ato", escrito por Maria Eduarda Simonsen.
Movidas pelo Dia Nacional da Consciência Negra, trazemos uma reflexão a partir das ideias de Frantz Fanon. Nós acreditamos em uma Psicanálise anti-racista que se conscientiza e mobiliza a fim de lutar contra o racismo estrutural de nossa sociedade.
Apresentamos mais 3 analistas importantes para a história do movimento psicanalítico: Jacques Lacan, André Green e Frantz Fanon. Lacan firmou-se como um dos principais nomes da psicanálise. André Green traçou sua obra com forte rigor na teoria de Freud. Fanon foi pioneiro em analisar a dominação colonial na formação do discurso psicopatológico europeu.
A partir das reflexões que surgiram durante nossa mesa de encerramento, a recomendação de leitura desta semana consiste em dois artigos publicados pela Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, no dossiê “Pulsões de Vida, Pulsões de Morte + Estudos Schopenhauerianos”.
Nossa última recomendação do ano é o livro da Profa. Dra. Michele Roman Faria: “Real, Simbólico e Imaginário no ensino de Jacques Lacan”, de 2019. Esperamos que gostem!